top of page

COMO ESCOLHER PAVIMENTO PARA INTERIOR


A escolha do pavimento para o interior da sua casa impacta diretamente no conforto e segurança da sua família, bem como, na harmonia visual e valor do imóvel. Vamos ver abaixo como escolher pavimento para interior de forma prática.


Escolher o pavimento ideal para a sua casa requer pensar em simultâneo em três aspectos: funcionalidade, orçamento e estética.


Funcionalidade

  • Qual a utilização e as exigências de cada espaço? Cozinhas e casas de banho requerem pavimentos com maior resistência à água, por exemplo.

  • Como gosta de fazer a limpeza e manutenção dos pisos? Gosta de poder lavar com água abundante em toda a casa? Ou consegue fazer uma manutenção mais leve nos quartos, por exemplo?

  • Como a família utiliza o pavimento? Gostam de andar descalços? Preferem sentir um pavimento frio ou quente quando toca com os pés no chão?


Dependendo da utilização de cada espaço, pode haver necessidade de um pavimento mais resistente, seja à água ou à intensidade de utilização mesmo.



Orçamento

Com base nas preferências do ponto anterior, precisa agora analisar quais são as opções que se enquadram no orçamento que tem disponível para a intervenção:


  • Pedra e madeira: por se tratarem de materiais naturais, são considerados como mais nobres e têm os valores mais elevados. A pedra é um material frio ao toque, enquanto a madeira é quente.

  • Cerâmicos: têm faixas de valores muito variadas, que vão desde os mais económicos aos de valores mais elevados, a depender da sua qualidade e do tipo de acabamento. Todos os cerâmicos são materiais frios ao toque.

  • Laminados e vinílicos: são considerados mais económicos, porém, se procurarmos opções de qualidade mais elevada e mais duradouros, podem sair desses valores mais comuns. São considerados materiais quentes ao toque, no caso do laminado, ou neutros, no caso do vinílico.



Estética

  • Quanto menos variações de pavimentos uma casa tiver, menos ruído visual ela terá. O pavimento não é um elemento decorativo, ele faz parte da base da casa, por isso quanto mais discreto e atemporal melhor.

  • Escolha um pavimento visualmente neutro para que possa conjugar bem com qualquer tipo de decoração ao longo dos anos e também para não enjoar dele.


Quanto mais neutro for o pavimento, mais longevidade terá, pois não irá enjoar dele e ele ir-se-á adequar aos diversos estilos de decoração.


Agora que vimos o passo a passo de como escolher pavimento para interior, pense com cuidado e calma no seu, para que possa tomar uma decisão ponderada e ficar com essa base segura, confortável e duradoura no seu lar.


Um abraço,

Ana.

 
 
 

Comentarios


bottom of page