3 PASSOS ESSENCIAIS PARA TER UMA CASA ORGANIZADA
- Ana Catarina João

- Sep 14
- 3 min read
Updated: Oct 4
A desorganização em casa pode parecer um problema sem solução, mas a verdade é que esse caos é, na maioria das vezes, resultado de uma casa que não foi pensada para as suas necessidades.
A chave para ter uma casa organizada não é comprar mais móveis, mas sim pensar o espaço com estratégia e prever os móveis certos para as necessidades de arrumação da sua família.
Como arquiteta, acredito que a funcionalidade e a estética andam sempre de mãos dadas e é essa sinergia que cria uma casa organizada e bonita.
Veja como em 3 passos é possível transformar a sua casa e a vida de toda a família:
Passo 1 - Diagnóstico completo
O primeiro passo para resolver a desorganização é entender as suas causas. É preciso entender quais são os seus hábitos, necessidades de arrumação e onde as falhas estão a acontecer.
Rotinas familiares: Quais são os pontos críticos de desorganização em casa? Onde o caos se instala com maior frequência?
Rotinas diárias: Onde colocam as chaves, a mochila da escola e o calçado ao chegar em casa, por exemplo? Cada coisa tem o seu lugar certo de arrumação?
Levantamento de objetos: O que tem para arrumar?Livros, loiças, brinquedos, roupas, calçado, etc.
Este diagnóstico é essencial para poder criar um lar verdadeiramente pensado para as suas necessidades e da sua família.
A desordem do espaço exterior influencia a desordem interior e vice versa.
Sente-se muitas vezes sobrecarregada, ansiosa ou sem energia? Talvez a sua casa esteja a ter um papel fundamental nisso.
Passo 2 - A funcionalidade e o mobiliário como solução
Com a clareza das coisas que existem para arrumar e das falhas existentes, o próximo passo é pensar a funcionalidade da sua casa como solução para resolver esses problemas.
Móveis à medida: O mobiliário pensado à medida para o seu espaço é uma solução estratégica para otimiza-lo e para garantir que cada tipo de arrumação seja a ideal para o que tem para arrumar.
Móveis multifuncionais: Considere peças que podem ter mais do que uma função, sobretudo para espaços pequenos. Camas com arrumação, banquinhos que também podem servir como mesas de apoio, pufe com arrumação interna, mesa de centro com prateleiras, etc.
Sistemas ajustáveis: Criar estantes ou prateleiras ajustáveis permite trazer versatilidade, bem como, adaptar o espaço à medida que as necessidades da família se alteram.
A escolha de cada peça de mobiliário não é apenas estética, mas também funcional. Ela deve possibilitar que os espaços da casa sejam fluidos, leves e que cada coisa tenha o seu lugar de arrumação.

Passo 3 - A estética como toque final
Quando a estética encontra a funcionalidade, o resultado é uma casa que é não só prática, mas também bonita e leve. Este é o toque final que faz toda a diferença.
Na arrumação que fica visível - prateleiras, estantes, caixas e cestos - atente-se na estética, porque quando os sistemas de organização são bonitos, é muito mais provável que os utilize.

A sua casa deve ser o seu refúgio de paz e não uma fonte de stress. Se sente que a desorganização está a impedi-la de viver plenamente, provocando-lhe ansiedade e frustração, encorajo-a a dar o primeiro passo rumo a uma casa mais organizada e a colher os seus frutos!
Um abraço,
Ana.
A desorganização da sua casa deixa-a frustrada e ansiosa?
Se sente dificuldades em deixar a sua casa organizada sozinha, eu estou aqui para ajudá-la a criar um lar que funcione para si, todos os dias. Vamos conversar?










Comments