COMO APLICAR O FENG SHUI EM CASA
- Ana Catarina João
- Feb 22
- 4 min read
O feng shui é uma prática nascida na China que considera as casas e locais de trabalho como entidades “vivas” que afetam diretamente a nossa saúde e estado de espírito, por isso, vamos ver como aplicar o feng shui em casa.
A arte oriental assenta numa filosofia de vida que procura a paz interior através da ordem e do equilíbrio. Isso aplica-se também na decoração das casas, onde se procura uma ocupação consciente e harmónica do espaço, para o benefício de quem o vai habitar.
Este é um conceito um pouco difícil de assimilar nas nossas sociedades ocidentais, muito focadas na falsa ideia de que estaremos melhor quanto mais coisas tivermos, o que promove uma necessidade muito pouco saudável de acumular e não conseguir destralhar.
O feng shui estuda o fluxo do chi, ou seja, da energia vital que alimenta tudo o que nos rodeia e influencia os lares e seus habitantes. Vamos então ver algumas considerações básicas que pode aplicar na sua casa:
1 - Considerações gerais para todas as divisões
É recomendável ter plantas e flores naturais pela casa, assim como, quadros de paisagens, pois trazem energias positivas;
Deve evitar-se tudo o que remeta a dor e sofrimento, tal como, quadros e fotografias de ações violentas, de armas e de objetos provenientes de animais mortos, como animais embalsamados ou peles;
Também não é recomendável ter objetos partidos, aparelhos que não funcionam nem plantas e flores murchas ou mortas;
Deve-se descartar tudo o que não significa nada e/ou que não usamos mais;
Tiramos partido da boa energia quando deixamos entrar boa luz e ar fresco. Abra as janelas frequentemente para promover a renovação do ar e a entrada da luz natural.

2 - Cozinha
A cozinha trabalha e transmite uma série de energias importantes para a família, tais como: riqueza e abundância por causa dos alimentos e refeições; união e aconchego familiar na hora das refeições; comunicação entre as pessoas da casa. Portanto, é importante manter uma boa energia neste espaço:
A cozinha não deve ser visível da porta de entrada de casa;
Deve prezar a ordem e a limpeza, tanto exterior como no interior dos armários;
Para aumentar a energia da cozinha, mantenha frutas, flores ou plantas sobre a mesa. Elas irão iluminar a cozinha e torná-la mais convidativa;
Mantenha a fruteira e o frigorifico cheios de alimentos. Ter ideia de que não falta nada é sinónimo de fartura e felicidade.

3 - Quarto
O Feng Shui diz-nos que devemos procurar ao máximo o minimalismo no quarto para que ele seja um ambiente tranquilo. Assim:
A cama deve ser simples e os lençóis deverão ser de algodão confortável;
Esta não deve estar posicionada de frente para a porta e é preciso que tenhamos acesso a ela pelos dois lados, para a energia fluir e não fica bloqueada;
Não é recomendável ter espelhos no quarto de dormir, em particular se ele estiver a refletir a cama;
Procure não acumular objetos electrónicos no quarto (computadores, televisão, etc), pois eles estimulam a nossa atenção impedindo-nos de relaxar.
4 - Hall de entrada
A entrada de uma casa deve estar sempre arrumada e sem objetos partidos ou estragados.
Quando a casa não tem um hall, deve delimitar-se um espaço que sirva esta função com a própria decoração.
Este espaço deve ser bem iluminado, dando-se preferência, por isso mesmo, às cores claras;
Nunca deve ter um espelho posicionado em frente à porta da entrada, pois isso empurra a energia de volta para fora da porta.
5 - Sala de estar
A sala de estar é o local onde os familiares se encontram para lazer e conversa, por isso:
Todos os elementos - sofá, almofadas, móveis e tapetes - devem ser confortáveis e acolhedores, para proporcionar momentos de bem estar e tranquilidade;
O sofá deve estar encostado a uma parede e numa posição de frente para a porta de entrada, nunca de costas;
Aqui podemos introduzir fotografias e objetos de família para trazer identificação, porém, sem nunca descuidar da ordem para a energia conseguir fluir;
Na sala de estar podem trazer-se tons mais quentes, mas não muito escuros.

6 - Sala de jantar
A mesa deve ser de madeira e preferencialmente redonda para a energia circular facilmente;
A mesa deve estar sempre com algum item decorativo no tampo, como por exemplo, flores ou velas.
Devem existir mais cadeiras do que o número de habitantes, pois significa que estão receptivos a receber visitas.
Estes conselhos ajudar-nos-ão a ter ambientes limpos, arrumados e harmoniosos e isso ajuda a ativar a energia do chi. Seguindo estas orientações, não será difícil sentir-se conectado com a sua casa.
O feng shui diz-nos que, assim que conseguirmos que a energia positiva flua livremente pela nossa casa, colheremos os seus benefícios com mais bem estar, equilíbrio e prosperidade!
Um abraço,
Ana.
Commenti