COMO ESCOLHER O SOFÁ IDEAL PARA A SUA SALA (E NÃO SE ARREPENDER!)
- Ana Catarina João

- Oct 23
- 3 min read
Escolher o sofá ideal pode parecer simples, mas é uma decisão que precisa ser tomada com cuidado. Envolve pensar em conforto, funcionalidade, estética e, claro, tem um investimento considerável.
Eu já vi muitas pessoas arrependerem-se da escolha do sofá: uns porque era desconfortável, outros porque não encaixava no ambiente da sala ou simplesmente porque não funcionava para o estilo de vida da família. Um sofá mal escolhido pode comprometer toda a harmonia da sua sala e ainda gerar frustração por anos, já que não é uma peça que trocamos com frequência.
Tem coisa melhor do que, após um dia inteiro de trabalho, afundar num sofá maravilhoso?
Inspire-se no projeto desta sala de estar clicando aqui.
Para garantir uma compra consciente e feliz, vou partilhar com vocês 3 aspetos imprescindíveis que precisa analisar antes de comprar o sofá:
1 - Analise a sua função principal
A função principal do seu sofá vai determinar a sua profundidade, o formato, o tecido, a altura e a densidade.
Sofá para sala de estar/social: Se o uso for focado em conversas e receber visitas, priorize mais a beleza e um certo conforto, mas não é um sofá onde se precise ficar com as pernas esticadas, por exemplo. Para favorecer a conversa, opte por assentos não muito profundos e mais firmes que promovam uma melhor postura. Aqui, evite sofás muito profundos e que afundem, pois não são confortáveis para longos períodos de conversa. (Dica de versatilidade: se o fizer, tenha muitas almofadas para torná-lo adaptável.)
Sofá para sala de TV: Nestes momentos mais de relax, os sofás profundos são mais adequados. Pode escolher um modelo em “chaise longue” ou comprar pufes de apoio para esticar as pernas.
Sofás Versáteis: Sofás com profundidade intermediária são a melhor opção para salas que servem tanto como sala de estar quanto sala de TV.
Se possível, teste sempre antes de comprar! Pode achar um sofá mole demais ou duro demais e essa sensibilidade está muito relacionada ao gosto pessoal de cada um.
2 - O estilo do sofá e a harmonia da sala
O estilo do sofá muda completamente a decoração da sala. Um sofá desalinhado com o restante ambiente pode estragar toda a harmonia visual, mesmo que ele por si só seja muito bonito.
É imprescindível treinar o seu olhar para fazer uma escolha consciente que respeite o estilo da sua casa.
Dica de durabilidade: Invista num sofá mais atemporal e de cor neutra (cinza, bege, branco, etc.). Use outros elementos como almofadas e mantas para dar cor e personalidade — assim o seu investimento será mais durável e fácil de redecorar no futuro.
Um sofá de boa qualidade vai garantir-lhe muitas décadas de durabilidade. Como foi o caso desta sala, onde fizemos uma grande transformação visual, estofando o sofá existente. Veja mais aqui!
3 - Avalie o espaço disponível
Antes de se apaixonar por qualquer modelo, é essencial avaliar o layout da sua sala para entender quais são as dimensões de sofá que ela comporta. Um sofá grande demais pode "engolir" a sala, e um pequeno demais pode parecer perdido no espaço.
Lembre-se: Escolher o sofá ideal não significa comprar o mais bonito da loja, nem o mais caro. Significa sim entender profundamente as necessidades da sua família e da sua sala para garantir conforto, funcionalidade e beleza por muitos anos.
Um abraço,
Ana.
Quer deixar a sua sala mais funcional, organizada e bonita?










Comments