COMO OTIMIZAR O QUARTO: 3 PASSOS PARA UNIR CONFORTO E FUNCIONALIDADE
- Ana Catarina João

- 2 days ago
- 3 min read
Otimizar o quarto vai muito além da estética e da funcionalidade. Quando pensamos no ambiente de um quarto, o objetivo principal deve ser conseguir ter um descanso de qualidade.
Para isso que consigamos repor as energias no quarto, é indispensável que ele nos facilite as rotinas diárias e nos permita descansar a mente.
Nos meus projetos de arquitetura, utilizo uma metodologia focada em otimizar cada quarto para o estilo de vida e rotinas de cada família.
Se sente que o seu quarto não funciona bem nem está adaptado para a sua forma de viver, confira os 3 passos essenciais que eu utilizo nos meus projetos e vão transformar o seu quarto:
1. Analise o seu estilo de vida
O primeiro passo para ter um quarto otimizado não é escolher os móveis e as cores, mas sim entender o uso do espaço. Cada pessoa vive o quarto de uma maneira diferente.
Para começar a sua análise, faça as seguintes perguntas:
Quais atividades realizo aqui? Além de dormir, costuma ler, maquilhar-se ou ver televisão?
O que não funciona hoje? Falta espaço de circulação? A iluminação é inadequada?
O que precisa de arrumação? Identifique os itens que tem e que precisam de lugar certo (roupas, sapatos, acessórios).
Entender a sua rotina é o que garante que o quarto será funcional a longo prazo.
Neste quarto, integrámos o closet e penteadeira de forma organizada e sem provocar ruído visual. Veja mais aqui.
2. Estude o layout
Muitas vezes, a sensação de um quarto apertado ou que não funciona é apenas um erro de layout. O layout do quarto deve ser testado ao máximo para se conseguir analisar as vantagens e desvantagens de cada possibilidade e perceber qual é a que melhor otimiza o quarto.
No meu processo de trabalho, testo todas as possibilidades de organização antes de definir a final. Só assim é possível entender qual disposição otimiza melhor a área disponível, respeitando as distâncias de circulação, a ergonomia e comportando tudo o que precisa. Um bom layout permite que o fluxo pelo quarto seja natural e sem obstáculos.

3. Evite excessos e ruído visual
A harmonia visual está diretamente ligada à nossa capacidade de relaxar. Ambientes pesados mantêm o cérebro ativo e em estado de alerta.
Proporções: Escolha móveis que respeitem a escala do quarto. Móveis grandes demais para espaços pequenos criam uma sensação de aperto e menores demais criam sensação de espaço menor.
Equilíbrio: Acerte a combinação de cores e texturas. O equilíbrio traz a paz necessária para um ambiente de descanso.
No projeto deste quarto, por exemplo, tivemos que criar um espaço de trabalho, integrando-o de forma harmoniosa no ambiente. Veja mais aqui.
Lembre-se: na decoração de interiores, menos é, muitas vezes, mais, sobretudo quando o assunto é saúde mental e organização.
Otimizar um quarto é um investimento na sua qualidade de vida. Ao analisar seu estilo de vida, planear o layout e ter cuidado com os excessos, consegue otimizar o quarto respeitando o espaço que tem e as suas necessidades.
Um abraço,
Ana.
Quer otimizar e organizar o seu quarto fazendo escolhas seguras?
Clique no botão abaixo e solicite uma proposta! 🤍



















Comments