PAVIMENTO VINÍLICO OU LAMINADO
- Ana Catarina João
- Feb 22
- 3 min read
Updated: Mar 25
Pavimento vinílico ou laminado, quais as diferenças entre eles? Esta é uma das dúvidas mais comuns quando se quer instalar um pavimento com visual quente, mas não se pode ou não se quer instalar um de madeira natural.
Os pavimentos de madeira, pedra e cerâmico já acompanham o Homem há muitos anos, pelo que sabemos o que esperar deles. Porém, nos últimos anos a indústria tem vindo a desenvolver novos materiais para satisfazer várias finalidades, como são o exemplo do vinílico e do laminado.
O fato de serem materiais artificiais, não quer dizer que sejam maus - ambos podem ter uma boa durabilidade e uma boa estética, se forem bem escolhidos. É muito importante neste tipo de pavimentos escolher produtos de boa qualidade e que ofereçam garantias, para aumentar o seu tempo de vida.
Pavimento vinílico
É composto por várias camadas de PVC, ou seja, é um pavimento plástico e, por isso mesmo, bastante prático, flexível e resistente.
As suas principais características são:
Oferece boa resistência a manchas e arranhões;
Fácil de limpar;
É impermeável, por isso pode ser aplicado em áreas húmidas como cozinhas e casas de banho;
Tem um bom isolamento acústico, consegue segurar bem o som;
Em termos de temperatura, é neutro, não aquece nem deixa frio um ambiente;
Fácil de instalar - não precisa de obras - colocando-se sobretudo de forma flutuante ou colado;
Adequa-se bem a qualquer estilo decorativo;
Mais económico em relação à madeira natural.
Imagens de alguns pavimentos vinílicos.
Fonte das imagens: https://www.leroymerlin.pt/
Visualmente, há versões bonitas de diferentes tons de madeira (exemplo, imagem da esquerda e do centro) e outras com muito ruído visual (imagem à direita), das quais devemos fugir se queremos uma casa visualmente harmoniosa.
Isto porque essas versões muito marcantes, trazem à tona a artificialidade do produto, o que deixa os ambientes com ar muito artificial e com muita poluição visual. É certo que também há madeira natural muito marcada, mas como todas as peças são diferentes e não têm o caráter artificial da repetição, não trazem esse impacto visual negativo ao espaço.
Maiores vantagens:
Mais resistente em relação ao laminado;
Pode ser utilizado em ambientes húmidos, como a cozinha e casa de banho;
Bom comportamento acústico.
Pavimento laminado
É composto por madeira aglomerada à qual se adiciona na superfície uma espécie de papel decorativo a imitar a madeira.
As suas principais características são:
Fácil de limpar, mas sensível à humidade;
Não tem um bom isolamento acústico, ele reverbera o som, fazendo aquele famoso “toc toc” (utilize um isolamento acústico por baixo para reduzir um pouco este impacto e melhorar o conforto acústico dos moradores e dos vizinhos);
Em termos de temperatura, é quente, mais próximo da madeira;
Fácil de instalar - não precisa de obras - colocando-se sobretudo de forma flutuante;
Adequa-se bem a qualquer estilo decorativo;
Mais económico em relação à madeira natural e em relação ao vinílico;
Não é muito resistente à água e a outros impactos.
Imagens de alguns pavimentos laminados.
Fonte das imagens: https://www.leroymerlin.pt/
Visualmente, tal como os vinílicos, há soluções que podem agregar positivamente na sua casa e outras negativamente. Vejamos nos exemplos acima, na imagem da esquerda e na do centro, temos pavimentos praticamente neutros, que comportam qualquer tipo de decoração. Já na da direita, pelo forte ruído visual, a decoração terá que ser trabalhada para amenizar esse impacto negativo no espaço.
Maiores vantagens:
Material “quente” mais económico;
Confortável termicamente ao toque.
É importante ressaltar que o que foi descrito acima tem como base as características gerais dos produtos, porém, há produtos de alta qualidade que podem melhorar algumas características referidas.
Antes de escolher um pavimento vinílico ou laminado, deve analisar todas as características junto do fabricante para tomar uma decisão consciente. Ambas as soluções são viáveis e podem funcionar bem dependendo dos objetivos de cada pessoa e de quais os aspectos que pesam mais para cada um.
Um aspecto importante a ter em mente para qualquer pavimento, é que ele não é a estrela do espaço, ele faz parte de uma base (pavimento, paredes, rodapés, portas e etc) que deve ser o mais neutra possível para deixar a decoração brilhar.
Um abraço,
Ana.
Comments