MATERIAIS NATURAIS NA DECORAÇÃO: 4 FORMAS DE TRAZER MAIS ACONCHEGO À SUA CASA
- Ana Catarina João

- Sep 4
- 3 min read
A nossa casa é o nosso refúgio, o lugar onde recarregamos as energias e nos devemos conseguir sentir em paz. Mas, sabia que os materiais que escolhemos para a decoração têm um papel fundamental nesse bem-estar?
Utilizar materiais naturais na decoração de casas, não é apenas uma tendência, é uma forma de nos reconectarmos com a natureza e de criar espaços que nos fazem sentir bem, ao mesmo tempo que protegemos a nossa saúde.
Neste texto, vamos ver quais são os materiais naturais mais utilizados e como integrar os materiais naturais na decoração pode trazer mais conforto e aconchego à sua casa.
Podemos incorporá-los em casa para criar ambientes que promovam a sensação de paz e de relaxamento:
1 - Madeira
A madeira natural é um material quente e que, como nenhum outro, traz calor e aconchego a qualquer espaço. É um material atemporal e sua versatilidade torna-a capaz de se adaptar a qualquer estilo de decoração, desde mais rústico ao mais minimalista.
Como utilizar a madeira:
Na base arquitetónica da casa: se o seu orçamento o possibilitar, a madeira é ideal para pavimentos, criando uma base sólida e acolhedora.
Em mobiliário: se não tiver possibilidade de utilizar a madeira natural no pavimento, introduza-a em alguns móveis, tais como, cadeiras e mesas.
Nos detalhes: tabuleiros e molduras para quadros são exemplos de como trazer o toque da natureza e do conforto da madeira para a sua casa de forma simples.
Independentemente do estilo da sua casa, incorporar móveis e objetos decorativos
com madeira contribuirá sempre para um ambiente mais acolhedor.
2 - Pedras
As pedras são materiais frios que transmitem uma sensação de elegância, atemporalidade e de solidez. Apresentam possibilidades múltiplas, devido à grande gama de tonalidades: há as pretas, as brancas, as cinzentas, em tons rosados, de verde, entre outras. Para além disso, elas ainda têm texturas completamente diferentes, o que permite adaptarem-se a estilos decorativos bem variados.
Onde aplicar a pedra:
Na base arquitetónica da casa: em pavimentos, soleiras e revestimentos de paredes.
Bancadas: aplicadas nas bancadas de cozinha ou casa de banho para trazer resistência e elegância.
Móveis e objetos: tampos de mesa, bases de velas ou vasos, são alguns exemplos de onde pode entrar com a pedra de forma mais simples e ainda assim trazer aquele toque extra de sofisticação.

3 - Têxteis naturais
Algodão: É a fibra natural mais utilizada no mundo na indústria têxtil. É um tecido fácil de lavar e que absorve e liberta rapidamente a humidade, sendo, por isso, indicado para os têxteis que estão mais em contacto com a nossa pele, como as roupas de cama, toalhas de banho e almofadas.
Linho: É mais uma fibra natural utilizada deste a Antiguidade e que traz leveza e elegância a qualquer espaço. Tal como o algodão, ele também é transpirável, absorvente e fresco, o que o torna bastante confortável. É muito utilizado em toalhas, cortinados, capas de edredão, etc. É ideal para pessoas que têm pele sensível e sofrem de problemas dermatológicos.
Cânhamo: A sua produção tem vindo a crescer nas últimas décadas, sendo o tecido obtido das fibras desta planta também transpirável, resistente ao bolor e ao desgaste. Tem vindo a ser utilizado para substituir o algodão ou para integrar composições com outras fibras naturais.
Lã: Os tecidos obtidos com esta fibra têm espessuras maiores do que os dos outros têxteis, oferecendo uma boa durabilidade. É ideal para mantas e tapetes, para incorporar uma camada extra de textura e de calor.

4 - Bambu e vime
São materiais que trazem leveza e um certo ar artesanal, sendo muito utilizados em cestos de arrumação, candeeiros e cadeiras.

Agora que já viu como integrar materiais naturais na decoração, entendeu que utilizá-los vai muito além da estética. É um investimento no nosso bem estar e na nossa saúde, pois ao incorporar materiais naturais na decoração torna a sua casa mais acolhedora e cria um ambiente que promove o relaxamento e uma maior conexão com a natureza.
Comece hoje mesmo a tirar partido dos materiais naturais na decoração da sua casa!
Um abraço,
Ana.










Comments